Fogo Simbólico da Pátria é aceso em São JorgeFogo Simbólico da Pátria é aceso em São Jorge

23/08/2018 Assessoria de Comunicação

A Cerimônia da chegada da Centelha do Fogo Simbólico da Pátria ocorreu quarta-feira, 22 de agosto, em frente ao Centro Administrativo Municipal, sendo conduzido pelo Conselheiro da Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, Júlio Cézar Benites Teixeira, recepcionado pelo Prefeito Municipal, Jorge Pivotto, Vice-Prefeito, Daniel Stocco, secretários municipais, soldados da Brigada Militar, professores, estudantes e comunidade em geral.

Todos os anos a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, difunde temas de interesse nacional e da sociedade, uma vez que o fogo também representa o saber e o conhecimento. Neste ano, o tema nacional é “Projeto Rondon - Há meio século semeando o civismo” e como tema estadual “Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul”.

É de vital importância, pois, resgata o senso cívico e o orgulho de ser brasileiro. O civismo não se restringe apenas a solenidades e saudações de símbolos nacionais, sendo também uma questão de atitude na defesa de valores e práticas, para o bem comum e para a educação.

Saiba mais sobre o Fogo Simbólico da Pátria

O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, como ideia de um grupo de patriotas no Estado do Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do povo. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início à evolução do homem. Levada a ideia à Liga da Defesa Nacional, foi acolhida com muito entusiasmo, sendo complementada com o acréscimo de que o Fogo Simbólico da Pátria deveria percorrer o território nacional, numa corrida do Fogo Simbólico da Pátria. Assim, em 1938, foi realizada uma pequena corrida, num trecho de 26 quilômetros, entre Porto Alegre e Viamão, constituindo-se na 1ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria.