Noite ItalianaNoite Italiana

01/08/2022 Assessoria de Comunicação

O fim de semana, em São Jorge, marcou a retomada de um dos seus principais eventos do calendário, a Noite Italiana. Os mais de 700 ingressos disponibilizados foram todos reservados em menos de 15 dias após o lançamento.

O tradicional evento, sempre realizado no último sábado do mês de julho, no Salão Paroquial, é a celebração dos costumes trazidos pelos imigrantes italianos, resgatados através da gastronomia típica, da dança e do vinho, mas, principalmente, marcado pelo encontro de centenas de visitantes de toda a região. Mais de uma dezena de autoridades também prestigiaram o evento, como secretário e ex-secretário estaduais, prefeitos dos municípios vizinhos da região, vereadores e assessores parlamentares.

O anfitrião da festa, prefeito Danilo Salvalaggio, se mostrou muito satisfeito e feliz com a Noite Italiana, recepcionou e agradeceu a todos, desde visitantes a autoridades, mas principalmente aos responsáveis pela organização do evento.

Logo na recepção, cada visitante recebeu uma taça personalizada, com a qual pôde degustar de até quatro variedades de vinhos durante todo o evento, além de aperitivos de entrada como, salame, copa, queijo e polenta assada.

Para o buffet do jantar, um cardápio da culinária típica italiana, cuidadosamente preparado com produtos oriundos no próprio município e uma ampla variedade de pratos, como polenta assada, queijo frito, fortaia, radicci cotti, massa, porco, frango, pão, cuca e saladas (alface, chicória, cebola, agrião, salada mista com maçã e maionese).

A animação ficou por conta do talento das irmãs da Família Azzolini e Banda, incluindo italianas clássicas em seu repertório, além das tradicionais e indispensáveis músicas da língua “talian”, e ainda as dançantes gaúchas, de bandinha, dentre outras.

Antes da festa terminar, ainda foi servido um café, com grostuli, bolachas, fregolá, pão, cucas e chimias.

O evento é organizado e promovido pela Prefeitura Municipal de São Jorge e Emater/RS Ascar. O Clube de Mães foi responsável pela culinária e envolve uma série de pessoas voluntárias que se dedicam para preparar e dar a certeza do bom andamento.