Nova escola recebe nome em homenagem a párocoNova escola recebe nome em homenagem a pároco

11/03/2019 Assessoria de Comunicação

O Município de São Jorge tem dedicado seus esforços a favor do aperfeiçoamento e melhoria na estrutura de educação.

O sistema municipal atende cerca de 200 crianças do ensino infantil ao fundamental, ou seja, do maternal ao quinto ano.

Ainda em 2018, cerca de 130 alunos da educação infantil, pré nível B, e do ensino fundamental, do primeiro ao quinto anos, alocados em escolas do interior do município e na Escola Estadual, passaram a receber suas lições no estabelecimento.

Uma moderna e grande estrutura, completamente preparada para atender todas as demandas que o processo educativo exige. Salas amplas, biblioteca, refeitório, parquinho, pátio coberto, auditório e demais espaços que ainda podem ser implementados.

Na última sexta-feira, 08, aconteceu a cerimônia de inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Benício Tamanini, cujo nome presta homenagem ao pároco da cidade, pelos serviços prestados junto à comunidade, que há mais de 35 anos reside no município.

O evento contou com a presença do homenageado, Padre Benício Tamanini; do Prefeito de São Jorge, Jorge Pivotto, da Primeira Dama, Nelsa Pivotto; do Vice-Prefeito de São Jorge, Daniel Stocco; da Vice-Primeira dama, Marisa Stocco; da Presidente da Câmara de Vereadores de São Jorge, Varlete Pavan de Vargas; do Bispo Diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni; do Vigário Episcopal, Padre Álvaro Pinzetta; do Pároco da Paróquia de São Jorge, Igino Tonon; da Prefeita de Ibiraiaras, Ivete Luchezi; do Prefeito de Nova Araçá, Pedro Sotili; do Coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Educação, Leonir Olimpio Razador; da Secretária de Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, Ariane Luvizon Pontel; do Secretário de Obras, Serviços Viários e Trânsito, Roni Galvan; da Secretária da Administração, Iraci Didoné Mosconi; da Secretária da Agricultura e Meio Ambiente, Tania Polesello; do Secretário da Saúde e Assistência Social, Vilmar Caron, outras autoridades locais, professores alunos e comunidade em geral.

Em seu pronunciamento, a Secretária de Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, Ariane Luvizon Pontel, agradeceu a todos os empenhados na finalização da obra, mas ressaltou a importância de toda a sua equipe de professoras e assistentes “contamos com um uma estrutura nova e moderna, mas que por si só, de nada adiantaria, se não pudéssemos contar com uma equipe de profissionais, de professoras, apaixonadas pela arte de ensinar”, enfatiza a Secretária.

O Bispo Diocesano, Dom Alessandro Ruffinoni, também fez uso da palavra e agradeceu ao Padre Benício pela honra de estar no evento, pelo merecimento e pelo trabalho realizado na Paróquia de São Jorge e de São Pedro por muitos anos, praticamente sozinho. Agradeceu pela herança deixada através do bom exemplo, pela oração e fé.

O padre homenageado, Benício Tamanini, começou seu discurso agradecendo ao Prefeito, Jorge Pivotto, idealizador da obra e que houve por bem deixar o seu nome. “Eu gostaria que nesta escola, fosse lembrado o nosso chefe, o nosso diretor, o nosso pastor, Jesus Cristo” destaca Benício.

O Prefeito Municipal, Jorge Pivotto, começou seu pronunciamento dizendo da emoção em estar inaugurando a obra, construída com muito trabalho e dedicação de toda equipe envolvida. “Desde 2005, na nossa primeira gestão, identificamos a necessidade de melhorar o atendimento dos alunos da rede municipal, uma vez que estes não contavam com uma escola de adequada infraestrutura. Nosso objetivo principal era melhorar a qualidade de ensino de nossas crianças e, com imensa satisfação, conseguimos concluir essa grande obra”. Ao se direcionar ao Padre Benício, declarou: “para uma grande obra, cabe um grande nome”, e continua “nada mais justo que homenagear quem tanto fez por esta cidade, batizando nossas crianças, abençoando nossas famílias, iluminando nossos passos e pensamentos, uma pessoa respeitada e querida por todos” conclui Pivotto.

Após os pronunciamentos, a placa inaugural foi descerrada pelo homenageado, Padre Benício Tamanini, pelo Bispo Diocesano, Alessandro Ruffinoni e pelo Prefeito Municipal Jorge Pivotto.

A cerimônia encerrou com a bênção, dada pelo Bispo Diocesano, Alessandro Ruffinoni e, em seguido, a comunidade pode conhecer e visitar as dependências do estabelecimento inaugurado.

Uma janta foi servida a comunidade presente, no Centro Cultural Clodi Jerônimo Lazzaroto, no que seguiu com baile, animado pelo grupo Pé na Estrada.

A obra iniciou na Administração 2005/2008, recebeu investimentos ao longo destes anos, e agora, finalizada, atinge um valor patrimonial de aproximadamente R$ 2,9 milhões.

A unificação das escolas, proporcionou um melhor entrosamento entre os próprios alunos e também com os professores, resultando no aumento do rendimento dos estudantes. Essa centralização do ensino reduziu significativamente as despesas com o transporte escolar.